A solenidade de posse da nova diretoria, conduzida pelo presidente nacional da UVB, vereador Gilson Conzatti, contou com a presença de parlamentares de diversas regiões do país. A parlamentar pernambucana irá comandar os trabalhos do Fórum no biênio 2025-2026, reforçando a representatividade do Nordeste e dos municípios de pequeno porte nos espaços de decisão nacional.
"É uma honra representar as mulheres parlamentares do Brasil e, especialmente, levar a voz do interior de Pernambuco para este espaço estratégico. Esta posição reforça nosso compromisso com a luta das mulheres por mais oportunidades, representatividade e políticas públicas efetivas", destacou a nova presidente, Letícia Borba. "A gente tem um time competente com disposição e vontade de fazer a diferença", completou, referindo-se à nova diretoria.
Ao lado da presidente, compõem a nova diretoria as conselheiras: Aparecida de Fátima Pereira (Barros Cassal – RS), Luana de Farias (Cruz – CE), Júlia Hass (Rancho Queimado – SC) e Ana Cartolano (Tupaciguara – MG).
O Fórum Nacional da Mulher Parlamentar desempenha um papel estratégico na ampliação da participação feminina na política, no fortalecimento da representatividade das mulheres nos espaços de poder e na promoção de debates qualificados sobre políticas públicas para as mulheres. "Queremos inspirar mulheres a fazer política com mulheres na política, a sensibilidade e a empatia em políticas públicas da infância, maternidade e educação, andam de maneira diferente", afirmou a presidente Letícia Borba, delineando o tom de sua gestão.
Entre as prioridades do colegiado para a nova gestão estão o enfrentamento ao feminicídio, o combate a todas as formas de violência contra a mulher, além de iniciativas voltadas para conscientização, empoderamento e formação de lideranças femininas nos legislativos municipais.
Durante a cerimônia, foi reafirmado o compromisso da UVB com ações que valorizam a atuação feminina na política. A entidade promove anualmente a Medalha Mulher Destaque Brasil, honraria que reconhece mulheres de todo o país que contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
O mandato da nova diretoria do Fórum Nacional da Mulher Parlamentar terá duração de 12 meses. Neste período, a UVB reforça sua missão de estimular a presença ativa e qualificada das mulheres nos Legislativos Municipais de todo o Brasil, sob a liderança da vereadora Letícia Borba.
