segunda-feira, 22 de junho de 2026

Govenadora Raquel Lyra percorre 2.800 km pelo Sertão e entrega mais de R$ 100 milhões em obras de água, educação e segurança

 

Ao cumprir uma intensa agenda pelo Sertão pernambucano na última semana, percorrendo mais de 2.800 quilômetros, a governadora Raquel Lyra realizou entregas e anúncios de obras estratégicas para a região. Na educação, mais uma creche foi entregue em Tuparetama, com investimento de R$ 5,7 milhões, além da autorização para início de obras de uma escola em tempo integral no município de Orocó, que contará com aporte de R$ 23,7 milhões. 

Na segurança pública, a gestora inaugurou uma Central de Videomonitoramento e o novo hangar que funcionará como base avançada do Grupamento Tático Aéreo (GTA), ambos em Petrolina. Grande demanda da região, o acesso à água também ganhou reforço com o avanço da obra da ETA (Estação de Tratamento de Água) de Cabrobó, que beneficiará diretamente 34 mil moradores. Em parceria com o Porto Digital, a chefe do Executivo Estadual ainda autorizou o início das obras do Armazém da Criatividade, em Petrolina, para atender estudantes, profissionais da tecnologia e empreendedores. Duas importantes estradas também foram inauguradas, melhorando a qualidade da malha viária sertaneja: a PE-560, aguardada por mais de 60 anos pelo povo de Bodocó, e a PE-350, em Triunfo. 

“Encerramos uma semana intensa e muito feliz no Sertão, com um pacote de entregas e anúncios que têm um propósito muito claro: melhorar a vida das pessoas. Levamos investimentos em água, educação, segurança, mobilidade, inovação e assistência social, porque sabemos que é isso que garante mais dignidade e oportunidades para a população. É gratificante ver o povo sertanejo recebendo as melhorias que merece, obras aguardadas há anos e ações que fazem diferença no dia a dia de milhares de famílias. Nosso compromisso é seguir trabalhando e construindo um Pernambuco mais justo e desenvolvido para todos”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Segurança

Dois importantes equipamentos para ampliar a capacidade operacional das forças de segurança do Estado no Sertão foram inaugurados: a Central de Videomonitoramento e o novo hangar que funcionará como base avançada do Grupamento Tático Aéreo (GTA), a primeira no Estado que está fora da capital pernambucana. A Central de Videomonitoramento auxiliará nas ações de monitoramento e segurança na região. Já a nova base avançada do GTA tem capacidade para abrigar até duas aeronaves da frota, que serão empregadas em missões de resgate aeromédico, combate a incêndios florestais, transporte de vítimas, reconhecimento aéreo, patrulhamento policial e apoio a diversos órgãos públicos.

Educação

Por meio do Programa Juntos pela Educação, foi entregue mais uma creche pelo Governo do Estado. Desta vez, contemplando o município de Tuparetama, no Sertão do Pajeú. A construção da unidade contou com o investimento de R$ 5,7 milhões. Com dez salas de aula, a unidade de ensino possui potencial para atender mais de 300 crianças até os 5 anos, distribuídas em turmas de creche e pré-escola. Uma nova escola de tempo integral começou a ser construída no município de Orocó, com o investimento de R$ 23,7 milhões.

Mobilidade

Garantindo maior qualidade viária no Sertão pernambucano, a governadora Raquel Lyra entregou a PE-560, rodovia que liga o entroncamento da PE-545 ao distrito de Sipaúba. A obra era aguardada há mais de 60 anos pela população da região e contou com o investimento de R$ 30 milhões. A obra de restauração da PE-350 também foi concluída. A intervenção recebeu um investimento de R$ 19,8 milhões e contemplou a recuperação de 9,3 quilômetros da rodovia, no trecho que liga a sede de Triunfo à PE-320.

Desenvolvimento Urbano e Habitação

Ainda foi autorizado o início das obras de recuperação asfáltica da via de acesso ao Projeto Brígida, polo de fruticultura irrigada localizado no município de Orocó, além da pavimentação em paralelepípedos em cinco Agrovilas. Juntas, as obras representam investimentos de quase R$ 10 milhões e devem beneficiar cerca de sete mil moradores, fortalecendo a agricultura familiar.

O município de Bodocó também foi beneficiado com a entrega de 84 títulos de propriedade para famílias do bairro Raul Alves, por meio do programa Morar Bem Pernambuco. Do total de beneficiários, 54 são mulheres.  

Já no município de Sertânia, foram entregues 169 títulos de propriedade para moradores dos núcleos habitacionais Cohab I e Cohab II como parte do projeto de Regularização Fundiária de Interesse Social executado pela Perpart.

Com investimento de R$ 537 mil, foi autorizada a substituição de 421 pontos com luminárias convencionais por tecnologia LED, no município de Tuparetama. Desde 2023, o Governo de Pernambuco já executou, diretamente ou em parceria com a Neoenergia, a substituição de mais de 27.500 lâmpadas em todo o Estado.

Em Petrolina, a governadora entregou o Residencial Dom Avelar, com 200 unidades habitacionais destinadas a famílias beneficiárias do Minha Casa, Minha Vida. O empreendimento recebeu investimentos de R$ 30,5 milhões, resultado de uma parceria entre os governos estadual e federal, ampliando o acesso à moradia digna no Sertão do São Francisco.

Assistência Social

O município de Orocó ganhou sua segunda cozinha comunitária. Para a abertura de cada unidade, são investidos R$ 50 mil pelo Governo do Estado, destinados à compra de equipamentos e primeiros insumos. Para a manutenção das cozinhas, são repassados mensalmente R$ 20 mil. 

Outra cozinha comunitária foi entregue no município de Sertânia. Com a entrega, Pernambuco passa a contar com 300 Cozinhas Comunitárias em funcionamento, sendo 245 implantadas pela atual gestão. Desde 2023, já foram servidas mais de 27,5 milhões de refeições.

Recursos Hídricos

Por meio do Programa Águas de Pernambuco, com investimento de R$ 16,8 milhões, está em andamento a obra de modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA), no município de Cabrobó. Também está em execução a implantação de uma nova unidade com tecnologia de ultrafiltração, a terceira desse tipo em Pernambuco e a primeira instalada no município.

Com a conclusão das intervenções, cerca de 34 mil moradores serão beneficiados com maior segurança hídrica e a eliminação do rodízio no abastecimento de água da cidade. A nova estrutura também permitirá maior eficiência no tratamento da água, especialmente nos períodos de chuva, quando os mananciais da região apresentam elevados índices de turbidez.

Ciência e Tecnologia

Impulsionando a inovação no Sertão do São Francisco, as obras do Armazém da Criatividade já tiveram início. Nesta quinta (18), foi assinada a autorização para início da implantação da unidade, no antigo prédio do Museu Espaço Arte, Ciência e Cultura da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A estrutura foi planejada para atender estudantes, empreendedores e profissionais de tecnologia, incentivando conexões, projetos colaborativos e geração de renda, com auditório, salas de coworking e outros espaços.


Fotos: Janaína Pepeu/Secom

sábado, 20 de junho de 2026

Coronel Feitosa e Cabo Gilberto Silva promovem sessão do documentário sobre a vida de Bolsonaro em Itambé

 


O deputado estadual Coronel Alberto Feitosa, o deputado federal pela Paraíba, Cabo Gilberto Silva, líder da oposição na Câmara dos Deputados, e o vereador de João Pessoa e pré-candidato a deputado estadual pela Paraíba, Fábio Lopes, se reuniram em Itambé, na região da Mata Norte pernambucana, para uma sessão especial do documentário A Colisão dos Destinos, que conta a trajetória do ex-presidente Jair Bolsonaro. O encontro foi organizado por Audvânio Marinho, liderança do movimento Direita Itambé, e reuniu políticos dos dois estados, em um movimento que já se estende também a cidade de Pedras de Fogo, na divisa entre Paraíba e Pernambuco.

O Coronel Feitosa e o Cabo Gilberto, que já estiveram juntos em diversas manifestações da direita pelo Brasil, se reuniram mais um vez, somando forças para fortalecer o campo conservador no Nordeste, em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro e seu filho, Flávio Bolsonaro, pré-candidato à presidência do Brasil. 

Para Fábio Lopes, o encontro representa o avanço da articulação conservadora em Itambé e Pedra de Fogo, em meio às discussões sobre os rumos da política nacional e às eleições que se aproximam.

Audvânio Marinho, à frente da organização do evento, destacou o orgulho de ter trazido o documentário para sua cidade e reuniu, ao seu lado, lideranças de diferentes regiões em uma noite que também contou com a transmissão do jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, unindo o resgate da trajetória do ex-presidente à torcida coletiva pelo Brasil.

As sessões em Vitória de Santo Antão e Itambé marcam apenas o começo de uma agenda que o Coronel Feitosa pretende levar a outras cidades de Pernambuco, consolidando seu papel como um dos principais articuladores da expansão da direita no estado.

Prefeito Simão Durando e governadora Raquel Lyra abrem o São João de Petrolina

 


O melhor São João do Brasil começou em grande estilo na noite desta sexta-feira (19), reunindo milhares de pessoas no Pátio Ana das Carrancas, em Petrolina, para uma abertura marcada por muita música, alegria, tradição e gols. O prefeito Simão Durando e a governadora Raquel Lyra chegaram juntos ao evento e percorreram o pátio cumprimentando o público, recebendo o carinho dos forrozeiros e torcedores.

Com presença de grande público, a primeira noite da programação confirmou a força do São João de Petrolina como um dos mais importantes eventos juninos do país. Famílias, turistas e moradores da região transformaram o pátio em um grande campo de celebração da cultura, da música e da identidade nordestina.

Durante os shows, milhares de pessoas acompanharam a partida da Seleção Brasileira na Copa do Mundo em telões instalados no pátio. A cada lance decisivo e gol do Brasil, a multidão celebrava como em uma grande arquibancada, em uma noite que uniu duas das maiores paixões do povo brasileiro: o futebol e o São João.

No palco, a diversidade de ritmos animou o público. Os shows de PV Calado, Michele Andrade, Seu Desejo, Rey Vaqueiro, Leonardo e Nathanzinho Lima fizeram a multidão cantar e dançar, em uma noite que misturou forró, vaquejada, romantismo e sucessos populares.

Ao lado da governadora, Simão destacou o trabalho de planejamento realizado pela Prefeitura para garantir uma festa segura, organizada e capaz de movimentar a economia local. O gestor ressaltou que o São João representa geração de renda para comerciantes, ambulantes, empreendedores e trabalhadores de diversos setores.

"A abertura do nosso São João foi emocionante. Ver esse pátio lotado, as famílias participando e a cidade recebendo visitantes de todo o Brasil mostra a dimensão da festa que construímos com muito trabalho e dedicação. O São João é cultura, mas também é emprego, renda e desenvolvimento para Petrolina", afirmou o prefeito.

A governadora Raquel Lyra também celebrou a grandiosidade da festa e destacou a importância do evento para Pernambuco. Segundo ela, Petrolina se consolidou como uma das principais referências dos festejos juninos do Nordeste, atraindo turistas e fortalecendo a economia regional.

A abertura contou ainda com as presenças do deputado estadual Antonio Coelho, dos deputados federais Fernando Filho e Túlio Gadêlha, além do presidente estadual do União Brasil, Miguel Coelho.


sexta-feira, 19 de junho de 2026

Governo do Estado decreta ponto facultativo na próxima segunda-feira (22)

 

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Administração (SAD), decreta ponto facultativo na próxima segunda-feira (22). A determinação vale para as repartições públicas e entidades da administração direta e indireta do Estado. As exceções são para os serviços cujo funcionamento seja indispensável, de acordo com a decisão do chefe do órgão. O anúncio será publicado na edição do Diário Oficial deste sábado (20).

No final do mês passado, o Governo já havia anunciado a transferência do ponto facultativo de Corpus Christi (celebrado no dia 4 de junho) para a véspera do São João a ser comemorado na próxima terça-feira (23). A governadora Raquel Lyra também anunciou, na última quinta-feira (18), a antecipação do pagamento da folha salarial do mês de junho para todos os servidores públicos ativos, comissionados, aposentados e pensionistas para a segunda-feira (22).


Foto: Yacy Ribeiro/Secom

Com aval de Anderson e dobradinha com André Ferreira, Thiago Medina mira vaga na Câmara Federal

 


O vereador do Recife Thiago Medina (PL) parece ter encontrado o caminho que considera mais seguro para transformar sua atuação na Câmara Municipal em uma candidatura competitiva à Câmara dos Deputados. Eleito com forte identificação junto à ala mais ideológica do bolsonarismo, Medina agora se aproxima cada vez mais do grupo político liderado pelos Ferreira, que controla o PL em Pernambuco e detém influência decisiva sobre os rumos da legenda no Estado.

Nos bastidores, a movimentação é vista como uma mudança de rota calculada. Medina construiu sua trajetória recente dialogando com setores que defendem uma direita mais combativa e menos dependente das estruturas partidárias tradicionais. Mas a realidade eleitoral impôs suas exigências. Para disputar uma vaga em Brasília, o vereador percebeu que seria necessário algo além do engajamento das redes sociais e da afinidade com lideranças nacionais do campo conservador.

A aproximação com os Ferreira ocorre justamente no momento em que o PL começa a desenhar seu tabuleiro para 2026. Interlocutores da legenda observam uma sintonia cada vez maior entre Medina e o deputado federal André Ferreira, principal nome do partido na Câmara. A convergência de agendas, bases eleitorais e interesses políticos tem alimentado a percepção de que ambos devem caminhar lado a lado no próximo ciclo eleitoral, fortalecendo uma parceria conveniente para os dois lados.

O movimento credencia Thiago Medina como um dos nomes mais competitivos da direita pernambucana para a disputa federal, mas também produz ruídos entre antigos apoiadores. Para parte da militância que o acompanhou desde o início, a aproximação com a estrutura dos Ferreira representa uma guinada em relação ao discurso que marcou sua ascensão política. Medina, porém, parece disposto a pagar esse preço. Afinal, na matemática das eleições, estar nos braços de quem controla o partido pode valer muito mais do que permanecer fiel às trincheiras da direita raiz.


quinta-feira, 18 de junho de 2026

Adagro alerta que a criação ilegal de Javali e javaporco pode ameaçar a produção rural e o equilíbrio ambiental


Produtores rurais podem responder questionário sobre

essas espécies invasoras até o dia 30 de junho

A criação, reprodução e soltura de javalis e javaporcos no Brasil são proibidas pelo Ibama devido aos riscos que esses animais representam para a agropecuária, a sanidade animal e o meio ambiente. O alerta é da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), que reforça a importância da colaboração dos produtores rurais para evitar a disseminação dessas espécies invasoras no estado.

Essa preocupação levou o Ministério da Agricultura e Pecuária a realizar, recentemente, no país, um levantamento, por meio de questionário disponibilizado para produtores rurais ( https://bit.ly/4elHiOH )-, para saber detalhes dessa população. As respostas ao questionário foram prorrogadas até o dia 30/06/2026.

A coordenadora do Programa de Sanidade Suídea da Adagro, Verônica Fabre, relata que quando escapam de propriedades ou são soltos irregularmente na natureza, javalis e javaporcos passam a viver em estado asselvajado, formando populações de difícil controle. “Esses animais têm grande capacidade de adaptação e sobrevivência quando se encontram em condições favoráveis para se reproduzir rapidamente e ocupar diferentes áreas do território”, reforça Verônica Fabre.

Um dos principais problemas associados à presença de javalis e javaporcos é o risco sanitário. Os animais podem atuar como transmissores de doenças que afetam rebanhos comerciais, especialmente a suinocultura, comprometendo a sanidade animal e gerando prejuízos para os produtores rurais.

Além disso, a circulação dessas espécies aumenta os desafios relacionados à biosseguridade das propriedades, exigindo maior atenção dos criadores para proteger seus rebanhos e evitar perdas econômicas.

Outro impacto significativo está relacionado aos prejuízos causados nas áreas agrícolas. Em busca de alimento, javalis e javaporcos reviram o solo, danificando plantações, pastagens, cercas e outras estruturas rurais. Isso provoca perdas na produção, compromete a produtividade das propriedades e gera custos adicionais para recuperação das áreas afetadas.

Ameaça à fauna silvestre - A presença dessas espécies também representa uma ameaça direta à biodiversidade brasileira. Na natureza, os animais competem com espécies nativas por alimento e espaço, alterando o equilíbrio dos ecossistemas.

Além da competição, javalis e javaporcos podem predar ninhos, ovos e filhotes de diversas espécies silvestres, contribuindo para a redução de populações da fauna local. O hábito de escavar e revolver o solo favorece processos de erosão, degrada áreas de vegetação e pode provocar o assoreamento de rios, córregos e nascentes. Esses impactos comprometem a conservação dos recursos naturais e afetam diretamente a qualidade ambiental das regiões onde os animais se estabelecem. 

Reprodução acelerada -  A rápida capacidade reprodutiva dos javalis e javaporcos é um dos fatores que mais preocupam os órgãos de defesa agropecuária e ambiental. Uma única fêmea pode gerar várias crias ao longo do ano, favorecendo o crescimento acelerado das populações e tornando o controle cada vez mais complexo.

Diante desse cenário, a Adagro reforça que a participação dos produtores rurais é fundamental para prevenir a expansão dessas espécies invasoras e proteger a agropecuária, os rebanhos, a biodiversidade e a economia do estado.

A orientação é clara: não criar, não reproduzir e não soltar javalis ou javaporcos na natureza. A prevenção continua sendo a medida mais eficaz para evitar danos ao campo e ao meio ambiente.

Serviço: 

Orientações sobre sanidade animal, biosseguridade e espécies invasoras podem ser obtidas junto às unidades regionais da Adagro ou pelos canais oficiais de atendimento da instituição, a exemplo da Ouvidoria por meio do 0800 081 1020.