sexta-feira, 26 de junho de 2026

Berg de Hacker amplia informatização da saúde e implanta Prontuário Eletrônico em todas as UBS de Rio Formoso

 

A Prefeitura de Rio Formoso deu mais um passo para modernizar a rede municipal de saúde. A gestão do prefeito Berg de Hacker concluiu a instalação de computadores e monitores nas dez Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, garantindo a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), ferramenta que informatiza os atendimentos e fortalece a Atenção Primária.

Com a nova estrutura, os profissionais passam a registrar as informações dos pacientes de forma digital, permitindo mais agilidade nos atendimentos, maior segurança dos dados, integração das informações entre as unidades e mais eficiência na gestão dos serviços. O PEC também reduz o uso de prontuários em papel, facilita o acompanhamento do histórico de cada usuário e melhora a qualidade das informações que orientam o planejamento das políticas públicas de saúde.

Para o prefeito Berg de Hacker, o investimento representa mais um passo no fortalecimento da rede municipal. “Estamos equipando todas as Unidades Básicas para oferecer mais agilidade, organização e qualidade no atendimento à população. Quero agradecer à governadora Raquel Lyra, ao deputado estadual France Hacker e aos deputados federais Eduardo da Fonte e Lula da Fonte pelas parcerias que têm permitido a chegada de investimentos importantes para Rio Formoso. Quando município, Estado e nossos representantes trabalham juntos, quem ganha é a nossa gente. Seguiremos investindo em tecnologia e estrutura para garantir uma saúde cada vez mais eficiente e humanizada”, destacou.

A modernização das UBS integra um conjunto de ações que vêm sendo desenvolvidas pela atual gestão para fortalecer a saúde pública do município. Nas últimas semanas, a Prefeitura inaugurou o novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I), ampliando a assistência em saúde mental, e vem avançando na estruturação dos serviços da Atenção Básica, com foco em tecnologia, acolhimento e melhoria do atendimento à população.

Com a implantação do PEC nas dez UBS, Rio Formoso passa a contar com uma rede mais integrada e preparada para acompanhar melhor cada usuário do SUS. A iniciativa reforça o compromisso da gestão Berg de Hacker com uma saúde pública mais moderna, eficiente e próxima das pessoas.

Em Palmares, Neto Melo afirma que o pré-candidato ao Senado Eduardo da Fonte representa o presente e o futuro da Mata Sul

 


O vice-prefeito de Palmares, Neto Melo, afirmou nesta sexta-feira (26), durante evento realizado no Una Hotel, que o deputado federal e pré-candidato ao Senado, Eduardo da Fonte, representa “o presente e o futuro da Mata Sul de Pernambuco”.

Ao destacar a atuação do parlamentar, Neto Melo enalteceu o trabalho desenvolvido por Eduardo da Fonte em favor dos municípios pernambucanos. Segundo ele, a parceria construída com o povo de Palmares, por meio da liderança do prefeito Júnior de Beto, tem garantido importantes conquistas para o município e reforçado o compromisso com o desenvolvimento da Mata Sul.

“Eduardo da Fonte representa o presente e o futuro da Mata Sul. É um parlamentar que trabalha pelos municípios, busca investimentos e tem demonstrado compromisso com o povo pernambucano”, afirmou o vice-prefeito.

Durante o encontro, Eduardo da Fonte também lançou o Projeto Primeiro Minuto, iniciativa apresentada durante o evento Papo Que Transforma. Criado pelo médico cardiologista Dr. João Morais, o projeto tem como objetivo transformar Pernambuco em referência na prevenção de mortes evitáveis por engasgo infantil, por meio da capacitação da população para agir nos primeiros instantes de uma emergência.

De acordo com estimativas recentes, cerca de 100 crianças morrem todos os anos no Brasil em decorrência de sufocação acidental. O projeto busca reduzir esse número por meio da conscientização e do treinamento da população.

O evento reuniu lideranças políticas, profissionais da saúde e representantes da sociedade civil, reforçando o debate sobre políticas públicas voltadas à preservação da vida e à prevenção de acidentes.


Governadora Raquel Lyra entrega requalificação do Serviço Wilma Lessa e vistoria obras que ampliam assistência no Hospital Agamenon Magalhães

A governadora Raquel Lyra entregou, nesta sexta-feira (26), um importante equipamento requalificado no Hospital Agamenon Magalhães (HAM), no Recife: o Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa. Durante a agenda, a gestora também vistoriou as obras de implantação do novo serviço de hemodinâmica, a reforma da cozinha e acompanhou o andamento das futuras emergências de cardiologia, otorrinolaringologia e obstetrícia. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a entrega. 

"Tudo que estamos fazendo é pelo cuidado. Estamos investindo aqui, no Hospital Agamenon Magalhães, R$ 100 milhões que se desdobram em várias entregas como esta, garantindo conforto aos trabalhadores e a quem precisa do serviço, que pode ser acolhido de verdade. Não é só para tirar retrato, é para garantir que uma mulher que foi violentada possa, no momento mais difícil da vida dela, estar sendo cuidada", afirmou a governadora Raquel Lyra. 

Com investimento de aproximadamente R$ 300 mil, o Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa recebeu melhorias nas instalações elétricas, pintura, climatização, renovação do mobiliário e ações de humanização dos ambientes. Em uma etapa posterior, também será realizada a substituição do piso e das luminárias.

A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, destacou que a requalificação integra um amplo conjunto de investimentos que vêm sendo realizados no hospital. "Agora temos o serviço todo reestruturado, requalificado, para poder atender melhor as mulheres que necessitam e também dar mais condição de trabalho com dignidade aos profissionais de saúde que trabalham aqui. A melhora não para", afirmou.

Criado há 25 anos, o Wilma Lessa é referência na rede estadual de proteção às mulheres, pessoas com útero e adolescentes a partir dos 12 anos vítimas de violência sexual. Somente nos primeiros meses de 2026, já foram contabilizados 481 atendimentos.

A coordenadora do serviço, Sílvia Cavalcanti, ressaltou que a nova estrutura fortalece o acolhimento humanizado oferecido às pacientes. "É extremamente importante requalificar para poder ofertar um melhor acolhimento para essas pessoas que nos procuram. Um serviço requalificado, pode oferecer melhor ambiência, mais conforto e também melhores condições de trabalho. É muito bom trabalhar com ambiente adequado e mobiliário novo", destacou.

VISITAS – Na unidade, a governadora também visitou obras em andamento, como a nova cozinha do hospital, que recebeu investimento de R$ 1,1 milhão e deve oferecer uma estrutura moderna e adequada para atender pacientes, acompanhantes e profissionais que circulam diariamente pela unidade. O setor é responsável pela produção de cerca de 4 mil refeições por dia, entre cafés da manhã, lanches, almoços e jantares.

A gestora também acompanhou as obras de implantação do novo Serviço de Hemodinâmica, que recebe investimento de R$ 4 milhões. O setor será totalmente modernizado para ampliar a capacidade de realização de exames e procedimentos cardiovasculares de alta complexidade, como cateterismos, angioplastias, implantes e trocas de marcapasso, estudos eletrofisiológicos e arteriografias.

Além da Hemodinâmica, seguem em andamento as obras de reforma de um dos prédios do hospital, onde funcionarão as novas emergências de cardiologia, otorrinolaringologia e obstetrícia, além de espaços destinados ao repouso das equipes médicas.

Também acompanharam a entrega a deputada federal Clarissa Tércio; o deputado estadual Romero Sales Filho, o vereador do Recife, Ronaldo Lopes; e a diretora de Obras de Saúde da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), Priscila Giovanna. 


Fotos: Yacy Ribeiro/Secom

Eduardo da Fonte mostra força na Mata Sul e consolida pré-candidatura ao Senado em grande ato político


A pré-candidatura do deputado federal Eduardo da Fonte ao Senado Federal ganhou ainda mais força na Mata Sul de Pernambuco durante um grande encontro político realizado em Palmares. O evento reuniu um expressivo número de lideranças de diversas regiões do estado, demonstrando prestígio e capacidade de articulação do parlamentar.
O anfitrião do encontro, o prefeito de Palmares, Júnior de Beto, destacou a importância da presença das lideranças e enalteceu a atuação de Eduardo da Fonte em favor dos municípios pernambucanos.
“Eduardo da Fonte é um parceiro de Palmares e de toda a Mata Sul. Sua história de trabalho e compromisso com Pernambuco credencia sua pré-candidatura ao Senado, e nossa região reconhece tudo o que ele tem feito pelos municípios.”

Também participaram do evento o vice-prefeito de Palmares, Neto Melo, o deputado federal Lula da Fonte, os deputados estaduais France Hacker e Danilo Godoy. O encontro contou ainda com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, ex-prefeitos, secretários municipais e diversas lideranças políticas de todas as regiões de Pernambuco, reforçando a força política do ato.

O grande número de autoridades presentes evidenciou o fortalecimento do projeto político de Eduardo da Fonte para 2026. A ampla participação de representantes municipais foi interpretada como uma demonstração de apoio à sua caminhada rumo ao Senado Federal, consolidando seu nome entre as principais lideranças do estado.

O evento reafirmou a força política do grupo liderado por Eduardo da Fonte e Lula da Fonte, que segue ampliando sua base de apoio em Pernambuco, especialmente na Mata Sul.


Em giro pela Zona da Mata, Humberto Costa reforça laços e garante apoio da prefeita de Carpina, Eduarda Gouveia e do deputado Gustavo Gouveia


O senador Humberto Costa (PT) cumpriu extensa agenda nessa quinta-feira (26), passando pelo Recife e Timbaúba, na Zona da Mata Norte, e encerrou a noite em Carpina, também na Mata Norte, onde recebeu importantes declarações de apoio à sua reeleição. A prefeita de Carpina, Eduarda Gouveia (PODE), e o deputado estadual Gustavo Gouveia (PODE) formalizaram o apoio ao projeto do senador, reforçando sua base de alianças na região.

A programação teve início em Timbaúba, ao lado do prefeito Marinaldo Rosendo (PP), com visita à ação da Caravana da Saúde do programa Agora Tem Especialistas, do governo Lula, além da participação de ato para anúncio de obras no município. Humberto esteve acompanhado pelo pré-candidato ao governo, João Campos (PSB), o pré-candidato a vice-governador, Carlos Costa (Republicanos), e a pré-candidata ao Senado, Marília Arraes (PDT).

No Recife, o senador participou, com João Campos, de evento da Frente Popular com lideranças da Zona Norte da capital. Já à noite, em Carpina, prestigiou as festividades de São João ao lado do deputado Gustavo Gouveia e da prefeita Eduarda Gouveia, ocasião em que o apoio à sua reeleição foi reafirmado.

“São apoios importantes, que reforçam o compromisso do nosso trabalho e demonstram a força que estamos construindo em todas as regiões de Pernambuco. O apoio de líderes como Eduarda, Gustavo e Marinaldo, que têm história e resultados nas suas cidades, nos dá ainda mais energia para seguir lutando por mais conquistas para o nosso estado”, afirmou Humberto Costa.

AGENDA – Nesta sexta-feira (27), Humberto segue os compromissos no estado. Hoje, ele recebe o título de Cidadão de Macaparana, na Zona da Mata Norte, ao lado do prefeito Paquinha (PP). Na sequência, almoça na casa do deputado estadual Antônio Moraes (PSD). À tarde, ele entrega equipamentos em Camutanga, ao lado da prefeita Thalita Fonseca (PV) e, à noite, acompanha os festejos juninos em Caruaru ao lado do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSD), no Agreste Central.


quinta-feira, 25 de junho de 2026

PL se reúne e confirma vinda de Flávio Bolsonaro a Pernambuco em 9 de julho

 


O Partido Liberal em Pernambuco realizou, nesta quinta-feira (25), um encontro com integrantes das bancadas estadual e federal para discutir o cenário político no Estado e alinhar os próximos passos da legenda para as eleições de 2026. A reunião, realizada no dia em que o PL completa 41 anos de fundação, contou com a condução do presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, e teve como um dos principais pontos de pauta a possibilidade de uma candidatura majoritária.

Durante o encontro, foi reforçado que qualquer definição sobre o caminho do PL no Estado é construída de forma conjunta com a direção nacional da legenda. A avaliação interna é de que Pernambuco terá papel importante no projeto nacional do partido, e Anderson Ferreira deverá levar à cúpula nacional o sentimento colhido junto às bancadas e lideranças locais antes de qualquer decisão oficial sobre uma candidatura majoritária a governo ou ao senado.

Um dos encaminhamentos anunciados na reunião foi a vinda do senador Flávio Bolsonaro a Pernambuco no próximo dia 9 de julho. A visita será tratada como um momento estratégico para fortalecer a presença do PL no Estado, ampliar o diálogo com lideranças políticas e consolidar a mobilização em torno do projeto nacional da legenda.

Segundo Anderson Ferreira, o partido vive um momento de escuta, articulação e responsabilidade política.

“A reunião de hoje foi importante para avançarmos no alinhamento político do PL em Pernambuco diante dos desafios de 2026. Temos clareza do tamanho da nossa responsabilidade e vamos seguir fortalecendo o partido, preparando nossas bases e garantindo que o Estado esteja inserido de forma protagonista no debate nacional”, afirmou Anderson.

A expectativa é de que a agenda de Flávio Bolsonaro no Estado marque uma nova etapa de mobilização do PL em Pernambuco, com foco no fortalecimento da direita, na organização das bases e na construção de um palanque competitivo para 2026.