O ex-presidente dos Estados Unidos e atual candidato à presidência, Donald Trump, enviou nesta quarta-feira (9) uma carta oficial ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciando a imposição de uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos. A medida deve entrar em vigor no dia 1º de agosto.
No documento, Trump fez menção direta ao ex-presidente Jair Bolsonaro, a quem classificou como “um líder altamente respeitado” e criticou o julgamento em curso no Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo ele, “a forma como o Brasil tem tratado o ex-Presidente Bolsonaro […] é uma vergonha internacional. Esse julgamento não deveria estar ocorrendo. É uma Caça às Bruxas que deve acabar IMEDIATAMENTE!”
Ainda na carta, Trump alegou, sem apresentar provas, que a decisão foi tomada “em parte devido aos ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres e à violação fundamental da liberdade de expressão dos americanos”. Ele se referiu a decisões do STF que, segundo ele, teriam imposto “centenas de ordens de censura SECRETAS e ILEGAIS a plataformas de mídia social dos EUA”.
Além das críticas, Trump afirmou que a relação comercial entre os dois países é “muito injusta” e que o novo percentual tarifário busca corrigir esse desequilíbrio. “Por favor, entenda que os 50% são muito menos do que seria necessário para termos igualdade de condições em nosso comércio com seu país”, escreveu.
Imagem: Rede Social